terça-feira, 19 de maio de 2009

Convergência a Midias,o Fim da Era do Radio,Jornal e TV













Na evolução do passado das mídias, até o que nós temos agora, vemos meios de comunicação que antes eram inovações e que hoje são relíquias isso em um espaço de tempo muito curto. Muitas dessas já se tornaram extintas, e outras que conhecemos agora estão fadadas ao desaparecimento.
Essas evoluções acontecem devido a essa inovação tecnológica, algo que esta facilitando o deslocamento das informações, mas que esta ajudando ao desaparecimento desses antigo meios de noticias . Da mesma forma que no passado o radio foi trocado pela TV e esse radio teve que se adaptar para não desaparecer ,é o que esta acontecendo agora com essa nova modalidade de transmissão de noticias.
No debate de Steven Johnson e Paul Starr que aconteceu nesse ano no mês de abril foram levantados alguns pontos interessantes sobre esse assunto. Steven Johnson levanta algo que esta muito nítida a nós que é quando ele fala que “os jornais forneceram e fornecem bem cívicos e públicos para uma cultura democrática saudável”, só que como ele mesmo diz nesse debate, essa forma de mostrar a noticia, já esta muito ultrapassada.
Pois hoje a um deslocamento de noticias muito mais rápido do que vemos nesses jornais que geralmente são publicados em um e um dia.E hoje o publico procura noticias rápidas. Anteriormente essas noticias eram transmitidas pelos rádios, que foram os grandes propagadores desse tipo de informação.
. Agora imagine uma pessoa sentada na frente de um aparelho só ouvindo, e sem poder observar o que esta sendo transmitido ou interagir?É isso que temos com o radio vemos nos nossos tempos atuais somente nossos avós fazendo tal coisa ou pessoas que estão longe desse mundo tecnologico, e é bom frisar que mesmo assim avós que não tenham sidos agregados a era da internet.
Mas assim como o radio por não ter essa interatividade, e por não ser tão atrativa para o seu publico,teve que se adaptar para não desaparecer quando foi trocada pela TV, que foi algo surpreendente quando lançada, pois, trazia imagens que era algo que seduzia o publico da época. No texto de Manuel Castells, Cap.5 do livro The rise of the network society, ele nos mostra alguns aspectos desse meio de noticias, quando usa a terminologia de Mc Luhan “Não que os outros meios de comunicação desaparecessem,mas foram reestruturados e reorganizados em um sistema cujo coração compunha-sede válvulas eletrônicas e cuja fachada atraente era uma tela de televisão.”. Essa televisão esta tendo de se adaptar também para não perder mais o seu publico e para não desaparecer.Pois com essa interatividade da internet esses meios da mídia é bem possível que sejam sucumbidas por esse novo meio de transmissão de noticias.
Paul Starr no seu debate com Steven Johnson levanta algo que também devemos ter cautela em fazer afirmações benéficas para esse novo meio de informações que surge. Ele diz o seguinte para Steven Johnson “Infelizmente, não consigo enxergar a contribuição positiva feita por sites que retiram materiais da internet, misturando releases para a imprensa e trabalhos genuínos de reportagem de maneira indiscriminada, sem aplicar nenhum critério de relevância ou confiabilidade.”. E é isso o que geralmente acontece. No vídeo Epic mostra que no futuro informações seriam transmitidas por um sistema aonde o publico seria responsável pela noticias, mostra sobre o que Paul fala para Steven.
Quem vai desempenhar o papel de observar a veracidade dessas noticias? Isso é algo que também vem em nossas mentes, pois, mesmo esse meio nos trazendo uma velocidade e uma interatividade incrível, ela também traz esse questionamento. Sei que tudo que é novo vem também a desconfiança, mas como Paul Starr disse" Existem muitas experiências de jornalismo real on-line. Boa parte delas vem ganhando forma em redes colaborativas, não em organizações de jornalismo tradicionais. Em razão disso, as notícias frequentemente são decompostas em segmentos pequenos e divulgadas à medida que se acumulam, em lugar de serem seguradas e desenvolvidas para formar uma narrativa longa.”. Isso pode ser que aconteça?Mas quem serão essas instituições, pois eu duvido muito que, com o nosso sistema capitalista isso aconteça.
Certo é que as mídias que nós conhecemos devem se avaliar, elas tem que se atualizar para não sumir. Já vemos diversas empresas que trabalham com noticias,que já vem se atualizando,como é o caso de jornais impresso,que publicam as suas noticias online, e de rádios que passam a sua programação via internet.E é isso que deve ser feito essas empresas devem se englobar a essas inovações.


Referências:

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede ; tradução: Roneide Venâncio Majer – São Paulo: Paz e terra, 1999.
- Debate entre Steven Johnson e Paul Star
imagem:www.fundamentalconteudo.com